segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Primeiro teste do projeto

Meu projeto estava previsto para ser executado na Escola onde minha filha estuda e onde realize minha sessão fotográfica para o Picasa. Entretanto, precisei viajar para Minas Gerais e para a Bolívia logo depois, o que impossibilitou que eu realizasse conforme previsto.

Pensei em improvisar e encontrar em Minas (na pequena cidade de Campestre) uma escola onde pudesse aplicar o projeto, mas é uma cidade muito pequena e eu fui para a roça, distante do centro e sem escola. Os alunos iam em um ônibus para a cidade. Não tive como aplicar. Porém, pensei em improvisar, já que meu projeto é ligado à uma criação em grupo, que não necessariamente precisa de ser numa escola. O importante é criar a história e utilizá-la para a arte através de uma simples criação de uma história de RPG aliado ao desenho dos personagens e depois de momentos da história.

Busquei alternativas como aplicar com minha família. Estariam lá minha mãe, tios, primos e amigos, o que certamente tornaria possível a realização. Mas não foi. As pessoas foram de fato, mas aos poucos, e acabei nem mesmo propondo.

De volta à Rio Branco, eu precisei ir para a Bolívia e também não consegui realizar. Voltei do país vizinho somente hoje, o último dia para o envio da tarefa e reuni três pessoas para a aplicação. Meus dois filhos e minha prima, Karol, que estava de chegada de São Paulo e que ia passar alguns dias em minha casa.

O primeiro passo foi nos inteirarmos de alguns assuntos que pudessem despertar o interesse deles pela história do Acre, para isso, reuni alguns livros sobre o assunto e distribui para uma primeira leitura. Depois escolhemos o tema. A ligação do Acre com o Perú.

Definido o tema foi hora de criar uma história e depois os jogadores desenharem seus personagens. Após esta etapa, houve a sessão de jogo, e o segundo passo dos alunos foi uma “tarefa de casa”.

Deveriam resgatar momentos da história de jogo que são realmente históricas e realizar uma ilustração a partir da cena. Estas imagens ainda não estão disponíveis e serão usadas posteriormente para a exposição, juntamente com a história criada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário