ALVES, Renato. Rolando Arte: um estudo sobre a relação
entre Larp e Teatro. Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido para a
disciplina AC891–Monografia, do Curso de Artes Cênicas, da Universidade
Estadual de Campinas, 2010.
ALVES, Luciano. Palestra: RPG e
Rádio: a Radionovela da FM-USP In MOTA
Sônia Rodrigues. Org. RPG e Arte. Rio de Janeiro: Banco do
Brasil, Superintendência Rio: CCBB 1996.
BARBOSA, Ana
Mae. A Imagem no Ensino da Arte: anos
oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2008.
__________________. (Org.) Arte/educação contemporânea. Consonâncias
internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
__________________. Tópicos utópicos. Belo Horizonte:
C/ARTE, 1998.
__________________. Arte, Educação e Cultura. Artigo. Ministério das
Relações Exteriores, Domínio Público. [on line]
Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=845 78>. Acesso
em: 21 out. 2012.
BERTTOCCHI,
Eliane. Brasil Barroco – um jogo de Luz e Sombras: cenário
para o RPG INCORPORAIS sobre o Brasil colonial entre 1650 e 1720. Rio de
Janeiro: edição da autora, 2007.
CARVALHO,
Elisa Muniz Barretto de; ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Comunicação. A proposta Triangular para o ensino de arte: concepções e
práticas de estudantes-professores/as. 123 f. Dissertação (Mestrado). Universidade
de Uberaba, 2007.
FERREIRA-COSTA
et AL. O Role Playing Game (RPD) como ferramenta de aprendizagem no ensino
fundamental e médio. Artigo. Departamento
de Psicologia Experimental e do Trabalho – Faculdade de Ciências e Letras –
UNESP –Campus de Assis, 2009.
FRIAS,
Eduardo Ribeiro. Jogo das representações
(RPG) e aspectos da moral autônoma. f. Dissertação (Mestrado). Instituto de
Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
FERREIRA, Fábio Gonçalves de Carvalho. Contextualizar, Apreciar e Produzir, o uso do Role Playing Game (RPG) e o Ensino de Artes Visuais. Trabalho de Conclusão de Curso. Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes
da Universidade de Brasília, 2012.
HAGEN,
Mark Rein. Vampiro: A Máscara.São Paulo: Devir, 1994.
HIGUCHI, Kojima Kazuko; SILVA, Jane Maria
Braga. Palestra: A Leitura na Escola: problemas
e soluções. In ZANINI, Maria do Carmo: Org. Anais do I simpósio de RPG
& educação. São Paulo:
Devir, 2004.
HISTÓRIAS INTERATIVAS. [on line] Disponível em: <http://www.historias.interativas. nom.br/>.
Acesso em: 25 set.
2012.
HORTA,
Alonso Marinho. O uso do RPG na sala de
aula - Monografia apresentada à disciplina Projeto de Graduação II do curso
de Licenciatura em Desenho e Plástica da Escola de Design da Universidade do
Estado de Minas Gerais, 2005.
INCORPORAIS. [on line] Disponível em: <http://www.historias.interativas.nom.br/ incorporais/>. Acesso em: 25 set. 2012.
JACKSON,
Steve. GURPS Módulo Básico. 2ª Edição. São Paulo: Devir, 1994.
LOURENÇO,
Carlos Eduardo. O
Resgate de Retirantes. São Paulo: Devir, 2003.
LUIZ, Rafael Baptistella. Adaptação do jogo de RPG comercial dungeons and dragons 4th editions
para o ensino de segunda língua: inglês. Projeto de pesquisa
apresentado à Qualificação do curso de Mestrado em Design da Universidade
Federal do Paraná, 2011.
MARCATTO, Alfeu. Palestra: RPG como instrumento de Ensino e
aprendizagem: uma abordagem psicológica. In ZANINI, Maria do Carmo: Org.
Anais do I simpósio de RPG
& educação. São Paulo:
Devir, 2004.
_________________. Saindo do Quadro. São Paulo: Edição do autor, 1996.
MACKAY, Daniel. The fantasy role-playing game: a new performing art. Estados Unidos da América: Editora McFarland & Company, 2001.
MOROZ,
Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena Tieppo Alves. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília,Liber Livro Editora, 2ª
Edição, 2006.
NPLARP. Núcleo de pesquisa
em live action. [on line] Disponível em: <http://nplarp.blogspot.com.br>. Acesso em: 25 set. 2012.
OLIVEIRA,
Martha Kohl de. Vygotsky: aprendizado
e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Ed.Scipione, 1997.
PAVÃO, Andréa. A Aventura da Leitura e da Escrita entre
Mestres de Role-Playing Game. São Paulo: Devir, 2a edição, 2000.
PEREIRA, Carlos Eduardo Klimick. Construção de personagem &
aquisição de linguagem: o desafio do RPG no INES. 2003. 225 f.
Dissertação (Mestrado em Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
PIRES, Laís Helena Gouveia. Palestra: RPG usado no Ensino Fundamental I e Temas
Transversais - Ética. In ZANINI,
Maria do Carmo: Org. Anais do I simpósio de RPG & educação. São Paulo: Devir, 2004.
________________________. Palestra: RPG nas Aulas de História e Geografia.In ZANINI, Maria do Carmo: Org. Anais do I simpósio de RPG & educação. São Paulo: Devir, 2004.
PULINO,
Lúcia. A teoria sócio-histórica de
Vigotski. In Licenciaturas a Distância, Universidade Aberta do Brasil-UAB,
Brasília, 2009.
REDE RPG. [on line] Disponível em: <http://www.rederpg.com.br/>. Acesso em: 25 set.
2012.
RPG ACADÊMICO. [on line] Disponível em: <http://www.rpgacademico.blogspot.com/>. Acesso em: 09 out. 2012.
RPG E EDUCAÇÃO. [on line] Disponível em: <http://www.rpgeducacao.com.br/>. Acesso em: 07 out. 2012.
RPG SIMPLES. [on line] Disponível em: <http://rpgsimples.blogspot.com.br/>. Acesso em: 09 out. 2012.
ROCHA, Mateus Souza. RPG - Jogo e Conhecimento: o Role Playing Game como mobilizador de esferas do conhecimento. Dissertação (Mestrado), UNIMEP, São Paulo, 2006.
_____________________.
Desvendando o Role Playing Game: história,
definição e prática. Teresópolis,
RJ: Ed.Novas Ideias, 2010.
SCHMIT,
Wagner Luiz. RPG e Educação: alguns
apontamentos teóricos. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade de Londrina, Londrina, 2008.
SILVA, Mateus Vieira, O Jogo de Papéis (RPG) como Tecnologia
Educacional e o Processo de Aprendizagem no Ensino Médio. 174
f. Dissertação (Mestrado). Universidade Tuiuti do Paraná, 2009.
SPERBER,
Palestra: Palestra: RPG: uma construção interdisciplinar do conhecimento. In ZANINI,
Maria do Carmo: Org. Anais do I simpósio de RPG & educação. São Paulo: Devir, 2004.
ZANINI, Maria do Carmo: Org. Anais do I simpósio de RPG
& educação. São Paulo:
Devir, 2004.
VASQUES, Rafael Carneiro. As Potencialidades do RPG (Role-Playing Game) na Educação Escolar. 2008. 169 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade
Estadual Paulista, Araraquara, SP.
VIGOTSKI,
Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo:
Ed. Martins Fontes, 2002.
_________________________.
Psicologia Pedagógica. 1ª ed. São
Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário