quinta-feira, 7 de novembro de 2013

RPG Na Educação

Embora não tenha realizado uma pesquisa científica, com divulgação de resultados, Marcatto (1996) tem sido um referencial para diversos pesquisadores posteriores, pois além de pioneiro, ofereceu no livro “Saindo do Quadro”, questões pertinentes e que, naquele momento, mostraram-se visionárias, sendo o primeiro trabalho voltado ao RPG e educação no Brasil, buscando oferecer ao educador os conhecimentos básicos e instrumentos para a criação de aventuras pedagógicas.
O RPG é um excelente instrumento para abordarmos, na fantasia, aspectos da realidade que queremos compreender melhor. Permite a simulação de situações num ambiente protegido, imaginário. Possibilita que a criança e o adolescente tenham contato com suas tensões interiores e a extravasam, abrindo caminho para uma consciência e um entendimento que garantam melhores condições para lidar com os problemas da vida, mas é imperativo que a aventura esteja adequada ao nível de compreensão dos participantes (MARCATTO, 1996, p.91).

Nenhum comentário:

Postar um comentário