Embora
não tenha realizado uma pesquisa científica, com divulgação de
resultados, Marcatto (1996) tem sido um referencial para diversos
pesquisadores posteriores, pois além de pioneiro, ofereceu no livro
“Saindo do Quadro”, questões pertinentes e que, naquele momento,
mostraram-se visionárias, sendo o primeiro trabalho voltado ao RPG e
educação no Brasil, buscando oferecer ao educador os conhecimentos
básicos e instrumentos para a criação de aventuras pedagógicas.
O
RPG é um excelente instrumento para abordarmos, na fantasia, aspectos
da realidade que queremos compreender melhor. Permite a simulação de
situações num ambiente protegido, imaginário. Possibilita que a criança e
o adolescente tenham contato com suas tensões interiores e a
extravasam, abrindo caminho para uma consciência e um entendimento que
garantam melhores condições para lidar com os problemas da vida, mas é
imperativo que a aventura esteja adequada ao nível de compreensão dos
participantes (MARCATTO, 1996, p.91).
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