quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Inter, trans, pluri, multidisciplinaridade no RPG

Através de seu potencial de agregar em um só eixo diversas esferas do conhecimento de forma realista e informal, o RPG ocasiona interações recíprocas entre as diferentes disciplinas do currículo escolar. Por isso, dentro do que já foi abordado, nos estudos que exploram o universo do RPG, aponto a interdisciplinaridade como característica da união do RPG e da educação.
O RPG é interdisciplinar. Por que é interdisciplinar? É interdisciplinar por natureza porque o RPG simula a vida. Ao jogarmos uma aventura de RPG, estamos simulando a vida, mesmo que seja uma vida fantasiosa (...) E a vida é sempre interdisciplinar. A vida não é específica (...). A cada passo, temos de lidar com uma série de conhecimentos das mais variadas áreas (MARCATTO, 2004, p. 162).
Esta interação, típica nas histórias de RPG, pode auxiliar os professores a superarem a fragmentação dos currículos pela formalidade à medida que fornece ferramentas de coparticipação, autoria, reciprocidade e estabelece de forma interativa um diálogo que transcende as disciplinas. “Como ferramenta de interdisciplinaridade o RPG pode por unir as aulas de Artes, Língua Portuguesa (Literatura) e História ensinando, por exemplo, sobre a época do Renascimento” (HORTA, 2005, p.11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário