Através
de seu potencial de agregar em um só eixo diversas esferas do conhecimento de
forma realista e informal, o RPG ocasiona interações recíprocas entre as
diferentes disciplinas do currículo escolar. Por isso, dentro do que já foi
abordado, nos estudos que exploram o universo do RPG, aponto a interdisciplinaridade
como característica da união do RPG e da educação.
O RPG é
interdisciplinar. Por que é interdisciplinar? É interdisciplinar por natureza
porque o RPG simula a vida. Ao jogarmos uma aventura de RPG, estamos simulando
a vida, mesmo que seja uma vida fantasiosa (...) E a vida é sempre
interdisciplinar. A vida não é específica (...). A cada passo, temos de lidar
com uma série de conhecimentos das mais variadas áreas (MARCATTO, 2004, p. 162).
Esta
interação, típica nas histórias de RPG, pode auxiliar os professores a
superarem a fragmentação dos currículos pela formalidade à medida que fornece
ferramentas de coparticipação, autoria, reciprocidade e estabelece de forma
interativa um diálogo que transcende as disciplinas. “Como ferramenta de interdisciplinaridade
o RPG pode por unir as aulas de Artes, Língua Portuguesa (Literatura) e
História ensinando, por exemplo, sobre a época do Renascimento” (HORTA, 2005,
p.11).
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