quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Os Simpósios de RPG & Educação


Os Simpósios de RPG & Educação em São Paulo têm sido não só uma oportunidade de se debater o assunto, como também para se trocar experiências e incentivar ações que discutam a inter-relação do RPG com a educação, oportunidades para educadores realizarem e participarem de oficinas, palestras e mesas redondas.
A utilização do RPG na escola é ainda uma proposta recente no Brasil. Andrade, Klimick e Ricón (1992) desenvolveram o que pode ser considerada a primeira aplicação do RPG como uma ferramenta de ensino-aprendizagem. Criaram uma ambientação de jogo que comporta o Brasil Colonial e respeita todos os fatos históricos e sociais presentes em tal época. É um jogo bastante utilizado por professores de história na rede de ensino fundamental como um auxílio aos seus recursos didáticos. Mas, foi com a realização do primeiro Simpósio de RPG & Educação, organizado pela Ludus Culturalis (ONG) e pela Devir (editora), em 2002, que a presença do RPG no ambiente escolar como ferramenta pedagógica pôde ser reconhecida e trabalhada em seus principais aspectos por profissionais da Educação e da Psicologia (FERREIRA-COSTA, 2009, p. 109-110).
O primeiro simpósio, realizado em 2002, rendeu o Anais do I Simpósio RPG & Educação. Este registro reuniu algumas ideias de diversos pesquisadores, que já eram ou se tornariam importantes referências nessa área, como o próprio Alfeu Marcatto, Carlos E. Klimick Pereira, Carlos Eduardo Lourenço, Maria do Carmo Zanini, entre outros. O primeiro simpósio foi uma oportunidade histórica para o jogo e a educação e até hoje se percebe a influência das ideias apresentadas nele refletindo em diversos estudos.
Conversávamos no intervalo sobre a questão da falta de referências para se estudar RPG, a necessidade de sistematizarmos as pesquisas, de estudarmos o RPG por meio do olhar acadêmico e científico. Sentimos muita dificuldade para encontrar fontes (HIGUCHI, 2004, p. 259).
A citação acima fez parte da mesa redonda A Leitura na Escola: Problemas e Soluções, que fez parte do I Simpósio RPG & Educação e retrata bem aquilo que foi delineado nas linhas anteriores e também nas próximas, já que hoje, com o aumento das pesquisas, esta rede de estudiosos tem se elevado, abrindo novas possibilidades de investigação e fornecendo subsídios mais concretos para a atuação do professor em sala de aula.

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