quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Contextualizar (ou Compreender)

Contextualizar é muito importante na arte, pois muitas vezes, sem compreender a realidade social e histórica do autor de determinada obra, por exemplo, não se pode compreender a obra em sua plenitude. O próprio RPG O Resgate de Retirantes (LOURENÇO, 2003) é um exemplo de como o RPG pode ser usado para este fim. A contextualização também é apontada por Schmit (2008), que aponta a transformação social a partir da compreensão social.
O objetivo da pedagogia de Vigotski (2004b) era a transformação da sociedade, e esta também é a intenção de outros pensadores brasileiros que se aproximam da corrente sóciohistórica, como Demerval Saviani, Newton Duarte e Paulo Freire. Assim acredito que o RPG pode ser utilizado na educação para a reflexão sobre nossa sociedade e as possibilidades de ação neste sentido, mas para tanto o pesquisador e o educador devem refletir sobre quais os objetivos de suas ações (SCHMIT, 2008 p. 89).
Acredito que a contextualização, se bem trabalhada pelo professor, possa ser o eixo mais fácil, pois pode ser trabalhada através dos cenários, personagens e de todas as histórias relacionadas aos jogadores. O professor pode se valer de diversos artifícios para explorar a arte em suas histórias. Construir histórias inspiradas na vida de artistas. Criar histórias onde os artistas dialoguem com os alunos. Como o professor pode fazer o papel do especialista, do artista ou daquele que detém as informações ou conteúdos a passar, ele pode utilizar os personagens principais para guiar os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário