Contextualizar é muito importante na arte, pois muitas vezes, sem compreender a realidade
social e histórica do autor de determinada obra, por exemplo, não se pode
compreender a obra em sua plenitude. O próprio RPG O Resgate de Retirantes (LOURENÇO, 2003) é um exemplo de como o RPG
pode ser usado para este fim. A contextualização também é apontada por Schmit (2008),
que aponta a transformação social a partir da compreensão social.
O objetivo da
pedagogia de Vigotski (2004b) era a transformação da sociedade, e esta também é
a intenção de outros pensadores brasileiros que se aproximam da corrente sóciohistórica,
como Demerval Saviani, Newton Duarte e Paulo Freire. Assim acredito que o RPG
pode ser utilizado na educação para a reflexão sobre nossa sociedade e as
possibilidades de ação neste sentido, mas para tanto o pesquisador e o educador
devem refletir sobre quais os objetivos de suas ações (SCHMIT, 2008 p. 89).
Acredito
que a contextualização, se bem trabalhada pelo professor, possa ser o eixo mais
fácil, pois pode ser trabalhada através dos cenários, personagens e de todas as
histórias relacionadas aos jogadores. O professor pode se valer de diversos
artifícios para explorar a arte em suas histórias. Construir histórias
inspiradas na vida de artistas. Criar histórias onde os artistas dialoguem com
os alunos. Como o professor pode fazer o papel do especialista, do artista ou
daquele que detém as informações ou conteúdos a passar, ele pode utilizar os
personagens principais para guiar os alunos.
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