Entretanto,
o RPG também possui uma característica transdisciplinar. O Artigo 3: da Carta da transdisciplinaridade,
produzida no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade em 1994,
afirma que “A Transdisciplinaridade não procura a
dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que
as atravessa e as ultrapassa”; portanto, o RPG, além de dialogar com as
disciplinas da escola, vai além e através das disciplinas, atravessa e
ultrapassa os muros da escola. “Seria possível entrar nesta
parte de Biologia, Ecologia, ou seja, vários elementos podem ser trabalhados
interdisciplinarmente ou transdisciplinarmente no âmbito de uma história de
RPG” (PEREIRA, 2004, p. 192).
Há ainda a questão da
vivência e experimentação de novas situações e novos papéis. O RPG não pode
gerar aprendizado apenas quando há conteúdos do currículo escolar inserido, mas
também quando possibilita ao jovem a oportunidade de ser outras persona, ter
outros papéis sociais, outras responsabilidades (SILVA, 2009, p. 49).
Nenhum comentário:
Postar um comentário