quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Transdisciplinaridade

Entretanto, o RPG também possui uma característica transdisciplinar. O Artigo 3: da Carta da transdisciplinaridade, produzida no I Congresso Mundial de Transdisciplinaridade em 1994, afirma que “A Transdisciplinaridade não procura a dominação de várias disciplinas, mas a abertura de todas as disciplinas ao que as atravessa e as ultrapassa”; portanto, o RPG, além de dialogar com as disciplinas da escola, vai além e através das disciplinas, atravessa e ultrapassa os muros da escola. “Seria possível entrar nesta parte de Biologia, Ecologia, ou seja, vários elementos podem ser trabalhados interdisciplinarmente ou transdisciplinarmente no âmbito de uma história de RPG” (PEREIRA, 2004, p. 192).
Há ainda a questão da vivência e experimentação de novas situações e novos papéis. O RPG não pode gerar aprendizado apenas quando há conteúdos do currículo escolar inserido, mas também quando possibilita ao jovem a oportunidade de ser outras persona, ter outros papéis sociais, outras responsabilidades (SILVA, 2009, p. 49).

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