quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Temas transversais

Outra exploração bastante comum para as potencialidades do RPG na educação é com relação aos temas transversais. Um bom exemplo foi desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho com o muito bem elaborado RPG educacional Tom do Pantanal, desenvolvido com regras, temática, informações complementares e aventuras prontas para se jogar em sala de aula. “Esta aventura é um exemplo do RPG aplicado à educação. Há vários outros formatos de aventuras e todos preveem facilidades para o trabalho com grupos grandes, de até 40 participantes” (p. 11). Outro resultado desta parceria é o excelente Aventuras nas Florestas Tropiciais do Projeto Tom da Mata, de 2001. Nele, várias histórias, temas e possibilidades trans e interdisciplinares são apresentados e prontos para aplicação em sala de aula.
Eu considero que o RPGista aprende a conhecer além do que lhe é oferecido. Por meio do imaginário, da confortabilidade de uma cadeira, ele se interessa por leituras diversas, ele viaja para mundos distantes. Então, ele conhece além de sua realidade porque tem a possibilidade de usar o imaginário, combinado à cultura geral. Falávamos há pouco em transdisciplinaridade. Assim como a vida, o jogo de RPG, que representa um momento, uma situação, representa a própria vida, trabalha com todos os conhecimentos (HIGUCHI, 2004, p. 265).

Nenhum comentário:

Postar um comentário